sábado, 18 de agosto de 2007

É seguro utilizar um receptor GPS dentro de um avião ?

Quando você esta dentro de um avião olhando a paisagem pela janela não da uma curiosidade de saber qual é aquela cidade ou o nome daquela barragem que o avião acabou de sobrevoar ? Eu costumo carrregar meu GPS comigo quando viajo de avião. O GPS funciona bem dentro de um avião se você estiver sentado próximo a janela. Já consegui utiliza-lo deixando-o sobre a bandeja e o sinal foi satisfatório. Imagino que estes novos GPS de alta sensibilidade da Garmim seria possível utiliza-lo em qualquer lugar do avião.
A questão principal é : é seguro usar um GPS de navegação dentro de um avião ? Não existe resposta definitiva para a questão mas a verdade é que em algumas viagens o comandante não permite o uso e em outros permite. O que eu faço sempre é consultar alguém da tripulação para saber se pode ou não ser usado e sempre desligo o aparelho nas decolagens e pousos que são os momentos mais críticos de um vôo.
Do ponto de vista eletrônico um aparelho de GPS é muito diferente de um telefone celular (as vezes algum(a) comissário(a) de bordo confunde gps com celular) pois ele somente recebe radiação eletromagnética e tem uma emissão mínima comparado a um diskman ou um Palm e com certeza emite muito menos radiação que um notebook que em são permitidos em alguns vôos. Mas de qualquer forma eu sempre consulto a tripulação e se recebo um não deixo meu aparelho bem guardado dentro da bagagem de mão.

0 Comments: