sábado, 18 de agosto de 2007

Entendendo a sopa de letrinhas da Garmin

Escolher um GPS não é tarefa fácil. Existem algumas dezenas de fabricantes e uma centena de modelos. No segmento de GPS de navegação a líder de mercado é a Garmin. Eles produzem algumas dezenas de modelos diferentes de GPS. Para confundir mais um pouco o mesmo modelo de GPS tem funcionalidades diferentes dependendo das letras que vem depois do nome. Vamos as letras é o significado de cada uma delas :

H - Indica uma série de GPS com alta sensibilidade o que permite conseguir posicionamento mesmo em lugares com sinal fraco por exemplo dentro de casa e no meio de uma floresta. Esta façanha foi possível graças a incorporação de um novo chip produzido por uma empresa chamada SIRF Technology. Esta nova tecnologia permite trabalhar com ate 20 canais paralelos o que permitiria rastrear até 20 satélites simultaneamente. O chip possibilita tambem um tempo menor para conseguir calcular a posição assim que o GPS é ligado e consegue manter o rastreamento mesmo me locais de sinal fraco.

C - Indica visor colorido

X - Indica possibidade de expansão de memória através de cartões de memória Micro SD, os mesmos usados em alguns modelos de maquinas fotográfias digitais. Estes cartões se tornaram muito baratos e atualmente um cartão de 1 gb pode ser adquirido por menso de R$ 100,00.


S - Indica a presença de Altímetro barométrico e Bússola Eletrônica . Alguns GPS como Vista vem com altímetro e bússola mas nenhum modelo tem a letra S.

1 Comment:

Anônimo said...

necessario verificar:)