segunda-feira, 3 de setembro de 2007

50 coisas para fazer com o seu GPS


Um das perguntas mais comuns nos foruns é : "o que posso fazer com o meu GPS ?". Este post na comunidade GPS Brasil do Orkut ajuda a responder esta pergunta. A GPS Brasil é a maior comunidade sobre GPS no Orkut com mais de 4.000 membros. O post foi aberto pelo Paulo Maurício e teve contribuição de vários membros da comunidade. O material foi organizado pelo Grillim do PalmForum .

O que posso fazer com meu GPS ?

1) Achar onde deixou o carro num grande estacionamento ao ar livre.

2) Gravar exatamente o ponto onde há algo interessante e trazer alguém depois ao mesmo lugar.

3) Verificar o erro do velocímetro do seu carro.

4) Usa-lo como velocímetro de precisão no seu carro.

5)Estimar a hora de chegada nos locais.

6) Voltar pelo mesmo caminho que foi, como se pisasse nas suas pegadas.

7) Saber exatamente que horas são e acertar seu relógio.

8) Calcular a distância entre duas cidades sem nunca ter posto os pés em nenhuma delas.

9) Planejar seu passeio e até mesmo onde estão os postos de abastecimento.

10) Ser informado pelo GPS sobre os locais onde existem radares de transito (só como curiosidade, claro).

11) Saber onde seu avião está neste exato momento e sua velocidade de vôo (algumas empresas não permitem. Informe-se antes).

12) Responder com precisão à pergunta: "Já chegamos?".

13) Saber onde estão todos os McDonalds na sua rota de viagem.

14) Informar com exatidão ao reboque onde seu carro está enguiçado.

15) Saber a altitude que está no momento ou depois, em casa.(mesmo nas unidades que não possuem altímetro).

16) Coloca-lo dentro de um saco plástico numa mochila nas costas e surfar. O GPS dirá sua velocidade máxima e desenhará a trajetória das suas manobras. A maioria é à prova dágua. Confirme.

17) Meça o perímetro da sua fazenda. Muitos GPS calculam a área automaticamente.

18) Saber depois da viagem, já em casa, qual foi sua velocidade em cada ponto do passeio, a direção, a hora e a altitude no ponto que quiser.

19) Saber sua velocidade ao caminhar ou correr.

20) Saber quantos quilômetros ou quanto tempo já caminhou.

21) Usar como bússola (em movimento).

22) Se viu algo interessante pela janela do ônibus, marcar o ponto para voltar lá oportunamente.

23) Hora exata do nascer e do por do Sol no local que desejar (mesmo não estando lá).

24) Informar exatamente onde aquela foto foi feita.

25) Calcular com bastante precisão quanto tempo levará para chegar na casa da praia, não em linha reta mas pela estrada mesmo.

26) Preso à coleira do seu cão, saber onde seu cão costuma passear: a trajetória estará gravada na memória do GPS. Se voltar SEM o GPS, provavelmente passeou pelo Rio de Janeiro...

27) Localizar uma confluência. Confluência é o local onde temos um número inteiro para latitude e longitude. Por exemplo: 23°S 42°W .

28) De dentro de um avião, fazer uma previsão do tempo de chegada em algum lugar.

29) Sair pela cidade a esmo... especialmente uma cidade que você nunca foi. Se perca. Quando cansar olhe para o GPS... é fantástico.

30) Descobrir qual o caminho mais curto para chegar ao seu trabalho/faculdade etc e economizar tempo e combustível. Depois de alguns meses o valor do seu GPS vai ser compensado pela economia de combustível

31) Acompanhar uma longa viagem de ônibus sabendo onde vc está, velocidade, altitude... É uma boa forma de passar o tempo, eu particularmete acho muito divertido.

32) Praticar o Geocaching. Um tipo de caça ao tesouro, onde vc pega as coordenadas do local onde encontrará objetos escondidos.

33) Ir diretamente para um endereço que você não tem certeza de saber chegar. É muito mais pratico do que aqueles mapas enormes.

34) Vai para uma cidade nova a passeio ou trabalho? Programe seu GPS com todos os lugares para onde pretende ir e você chega lá facinho.

35) Saiba a velocidade e distância que percorreu com sua bike além de saber exatamente por onde passou.

36) Se você ve um acidente em algum lugar ermo, uma floresta, uma fazenda... Pode voltar com a ajuda no local exato.

37) Se você é o acidentado, pode ligar para a ambulância e passar suas coordenadas geográficas e eles vão dar um jeito de te achar (se não forem incompetentes demais para isso).

38) Não sei se já citaram isso, mas... Pode prender o GPS escondido no carro do seu filho e deixar ele gravando todo o trajeto. E assim saber por onde ele anda, se realmente está indo onde disse que iria. É praticamente um dedo duro eletrônico de bolso hehehe.

39) Sabe-se que existem hoje em dia carros com um sistema de segurança que mostra a todo momento onde o carro está.

40) Versões modernas de GPS possuem um recurso chamado jumpmaster que serve para os para-quedistas saberem a hora exata de pular de um avião para cair no lugar certo.

41) Você acabou de mudar de cidade e não conhece nada por lá... O GPS terá um mapa te mostrando a cidade toda e fica bem fácil saber para onde você está indo. Você andará pela cidade como se a conhecesse como a palma da sua mão.

42) Alguns aparelhos mais sofisticados possuem alguns joguinhos muito interessantes como é o caso do jogo do labirinto onde vc caminha para fazer com que a setinha ande pelo labirinto até que saia dele. Para fazem-la andar você deve andar de verdade.

43) Sem sua empresa você pode mandar o entregador usar um GPS pré-programado com uma rota e os waypoints dos locais das entregas e assim ele chegará mais rapido. Bom para entregador de pizza chegar na casa das pessoas com elas ainda quentinhas hehehe

44) Você pode usar de velocímetro para bicicleta, carro moto avião, ultra-leve ou até mesmo apé, com uma precisão melhor que os velocímetros desses veículos.

45) Você pode programar uma viagem detalhadamente, os lugares onde vai parar para abastecer, para comer, para descansar, dormir... Legal se você gosta de viagens longas onde quer ficar um pouco em cada cidade. (leve muitas pilhas)

46) Descubra vários caminhos para voltar para casa e pegue o menos congestionado. As vezes o caminho mais curto não é o mais rápido. O GPS pode catalogar esses caminhos todos e dependendo da hora você escolhe qual usar. Além de poder cronometrar o tempo que leva pra chegar em casa por cada uns desses caminhos, traçar medias e então escolher o mais eficiente... Se vai de ônibus pode cada dia pegar um diferente e ver qual faz o melhor trajeto. (infelizmente não funciona dentro do metro por motivos óbvios).

47) Você pode passar as coordenadas de onde está para um amigo seu que também tem GPS e ele vai te encontrar.

48) Marcar waypoints e depois localizá-los através do Google Earth.

49) Nada como marcar os melhores cantos no litoral de Santos/SP onde estão escondidos os Robalos e Badejos...

50) Marcar os pontos que mergulhamos, sejam em mar aberto, costões, ilhas, parcéis ou lajes..

2 Comments:

FAMÍLIA said...
Este comentário foi removido pelo autor.
FAMÍLIA said...

olá, qual gps vc indicaria comprar de modo que eu possa fazer tudo que tá escrito nas dicas: "50 coisas para fazer com o seu GPS".

Éu tou querendo comprar um gps. Será meu primeiro gps, visto que tenho um nokia n95 mas nunca usei seu gps. A propósito, posso fazer tudo que está nessas 50 dicas com o gps do N95?.
Valeu. Abraços e feliz ano novo a todos.