domingo, 19 de agosto de 2007

Navegador Airis Cobre a maioria das capitais brasileiras


Quem trafega pela capital cearense poderá contar com um sistema que ´fala´ e guia o usuário pelas ruas

Perder-se no complicado trânsito das grandes cidades é um dos incômodos da vida urbana que hoje podem ser evitados ou resolvidos com a ajuda da tecnologia. Para encontrar o melhor caminho para chegar ao seu destino no emaranhado de ruas das grandes metrópoles da Europa e dos Estados Unidos, muitos motoristas já confiam sua ‘‘navegação’’ a um dispositivo handheld (computador de mão) que oferece mapas urbanos com a localização do veículo via satélite. No Brasil, essa solução já é realidade na cidade de São Paulo e deve chegar a Fortaleza este mês.

A empresa Airis está expandindo as praças de cobertura de seu navegador GPS (Global Positioning System, o sistema de localização via satélite). Com software em português, o aparelho oferecido pela empresa, que pode ser utilizado a bordo nos carros, traz agora uma atualização com mapas em 3D de mais de mil cidades — incluindo as principais capitais brasileiras, dentre elas a cidade de Fortaleza.

A Airis informa que o seu navegador também pode ser útil aos usuários brasileiros em viagens ao exterior. ‘‘O sistema pode ser utilizado na Europa e nos Estados Unidos. Basta apenas o usuários adquirirem um pacote especial para ter os mapas desses locais’’, esclarece a empresa. Segundo a Airis, o navegador já é sucesso de venda em países da Europa.

O aparelho tem tela LCD de 3,5 polegadas e pesa apenas 190 gramas. Nele, o usuário informa o destino e indica a preferência pelo caminho mais curto ou mais rápido, de carro ou a pé. Em segundos, o software traça a rota desejada. O programa indica o percurso através de um mapa 3D (três dimensões) e instrução de voz. Se o motorista errar ou mudar o caminho, o navegador automaticamente refaz a rota. Funcionando como um ‘‘co-piloto’’, durante todo o percurso, o equipamento ‘‘fala’’ ao motorista, em português, quais são as ruas e as conversões que devem ser feitas no trajeto.

O sistema oferece aos usuários atualizações (upgrades) periódicas dos mapas. A cidade de Fortaleza está programada para ser mapeada no próximo upgrade do sistema. De acordo com a assessoria de imprensa da Airis, esse upgrade deve acontecer neste mês de agosto. Indagada pelo TecnoGuia, a assessoria não disponibilizou informações sobre os preços dos dispositivos e sua disponibilidade no Ceará.

Um dos dispositivos comercializados pela empresa é o Airis T920. O aparelho tem processador Samsung 2440 300MHz, visor táctil de 3,5 polegadas, 64 MB de RAM mais 128 MB SDRAM e slot para cartões SD/MMC (importante para armazenar mapas adicionais). Utiliza bateria de Ion-Litio recarregável de 1350 mAh, alto-falante integrado e sua conexão com o computador é feita através da porta USB. O sistema operacional utilizado é o Windows CE e o software de navegação é o Route 66 Navigate 7 (versão 2006).

Fonte : Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário