sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Contran libera o uso de GPS em carros


O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu autorizar o uso de equipamentos que utilizam mapas para localização. A publicação foi feita no início do mês, através da Resolução 242. De acordo com o texto, estes equipamentos deverão ser destinados a orientar o condutor quanto ao sistema de auxílio à manobra, indicação de trajetos ou orientação sobre as condições da via por meio de mapas, imagens e símbolos. De acordo com a Resolução 190, anterior a 242, a navegação só era permitida apenas através de sons e setas, impossibilitando o uso de mapas.

Os fabricantes de navegadores GPS acreditam que a regulamentação completa das funções do GPS pode popularizar o uso do equipamento no Brasil. “Era o que nós esperávamos. Os navegadores auxiliam o motorista inclusive a não cometer infrações, pois indica o caminho corretamente, respeitando sinalizações e sentido das vias. Nos Estados Unidos e Europa este tipo de tecnologia já é muito utilizado e com a liberação o mercado deve ficar mais aquecido do que já está”, diz Renato Brant, responsável pela divisão de Navegação e GPS de um fabricante do produto.

De acordo com o executivo, a empresa espera em seu primeiro ano de atuação, faturar algo entre 10% e 15%. Segundo dados do setor, a expectativa é vender até a 200 mil unidades por ano, principalmente, após o novo posicionamento do Contran.

Conforme a Resolução 242, os equipamentos poderão ser previstos pelo fabricante do veículo ou utilizados como acessórios de forma provisória. No caso dos provisórios, enquanto o veículo estiver em movimento, a norma orienta que a instalação deve ser realizada no pára-brisa ou painel dianteiro.

Em relação aos equipamentos de entretenimento, continua permitido a instalação no painel somente daqueles que, automaticamente, deixam de funcionar ou são capazes de substituir a imagem por áudio quando o veículo estiver se deslocando. Quem descumprir as regras estará cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69, cinco pontos na CNH e mais a retenção do veículo para a regularização.

Fonte : http://www.sincopecas.org.br



0 Comments: